top of page

Entrega de atividades impressas, máscaras e kit de material educativo nas escolas do Mamanguá

EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

Ampliação na Rede Municipal

Pensar o território enquanto uma politica pública de educação é a meta para as chamadas “Escolas de Educação Diferenciada, tanto caiçara quanto quilombola. A busca do conhecimento local enquanto e sua importância para a reprodução dos modos de vida gera um longo processo de escuta, onde no final as escolas se tornam espaço de aprendizado e vida. 

 

Para tanto conquistamos o Decreto 103/2019 e as resoluções 02/2020, 03/2020 e 04/2020 que cria a categoria Escola do Campo no sistema municipal de ensino regulamentando is anos finais do fundamental e a reorientação curricular necessária para sua implementação. 

Nas primeiras semanas de janeiro a equipe da SME se reuniu com o Coletivo de  Apoio a Educação Diferenciada do FCT - Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Ubatuba e Paraty para discutir a proposta de ampliação das escolas atendidas pela Educação Diferenciada. Foi apresentado e histórico das ações nas Escolas Municipais do Sono e do Pouso da Cajaíba e discutido sobre a formação para a educação quilombola na Escola do Campinho. A ampliação leva hoje o 2o. Segmento,  do 6o. ao 9o. ano ,para as escolas de Ponta Negra, Mamanguá, Trindade, Campinho e Paraty Mirim. Ao longo dos meses mesmo durante a pandemia a equipe pedagógica em parceria com a Universidade Federal Fluminense - UFF trabalharam a ampliação estrutural das unidades, com a contratação e formação da equipe de professores.

 

As formações em educação diferenciada foi ampliada também para as escolas multisseriadas que atendem as comunidades caiçaras de toda a cidade, de Tarituba até Trindade por meio do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Educação, a Universidade Federal Fluminense (UFF), o NEPEDif - Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Diferenciada do Colégio Dom Pedro II, o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) e do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), que são as instituições parcerias para esta formação.

Devido as dificuldades de acesso à internet as escolas a equipe pedagógica junto com as professoras e professores realizam toda semana a impressão das atividades e com todos os cuidados entregam nas comunidades costeiras. 

KIT ALIMENTAÇÃO

Educação e Segurança Alimentar

Nos primeiros meses da pandemia a Secretaria de Educação mobilizou sua equipe para a organização e a entrega de Kits da Merenda Escolar contendo cinco itens de produção local através da agricultura familiar, somados ao arroz e feijão que são os alimentos básicos das famílias brasileiras. Essa ação foi uma operação em parceria com a Secretaria de Promoção Social e a Secretaria da Saúde visando o atendimento imediato das necessidades nutricionais básicas de nossos alunos.

barra SME.jpg
bottom of page