top of page
WhatsApp Image 2020-10-09 at 17.46.54.jp

PROJETO TAMO JUNTO - TMJ9 

Cuidado com o fim de um ciclo

O Projeto TMJ9   é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Paraty  e pretende, através de diferentes ações , mobilizar nossos alunos do 9º ano de Paraty para concluirem o Ensino Fundamental. Diante do cenário da pandemia de Covid-19, e todas as incertezas vinculadas a esse contexto excepcional, entende-se que precisamos de um planejamento diferenciado para conclusão do ano letivo.

             A elaboração do projeto foi colaborativa envolvendo através de diversas reuniões remotas com todas escolas que apresentam o 9º ano do Ensino Fundamental. Foram semanas de planejamento intenso para que fosse possível um formato participativo que contemplasse as necessidades educativas dos alunos e as propostas pedagógicas dos professores e gestores.

                        Sendo assim, buscamos atividades através de projetos desenvolvidos por toda a equipe pedagógica que nutrem diferentes habilidades e conceitos de diferentes áreas do conhecimento. Apesar de não ter aulas presenciais, compreende-se que houve avanço no processo de aprendizagem. Sabemos que não é a mesma coisa, nem poderia ser num cenário tão diferente.

A sigla #TMJ9 traz como referência a linguagem tecnólogica e jovem para nos lembrar da importânica da presença e união de forças. A expressão “Tamo junto” busca uma identidade de soliedariedade entre equipe, alunos e família. Acreditamos numa comunidade de ensino em que nos empenhamos ao máximo para construir e distribuir saberes.

CONSTRUÇÃO COLABORATIVA

 

O Programa TMJ9 foi elaborado inicialmente com diretores, coordenadores, professores. Pretende-se ampliar a discussão com os alunos e familiares, pois  entendemos que através dessa construção  coletiva atingiremos nosso objetivo de fomentar uma educação cada vez mais democrática.

Durante uma semana pedagógico, reuniu-se toda a equipe para discussão e elaboração do projeto desde a parte de comunicação, elaboração e  divulgação. Sendo que todo material desenvolvido de folder, logo, apostila, vídeos foi recolhido e/ou concebido por essa equipe. Acreditamos que o envolvimento de todos em todas as etapas do processo constrói um envolvimento participativo e criativo que será percebido pelos alunos.

A partir dessa elaboração coletiva, chegou-se ao formato de construção de material comum de toda a rede através de Grupos de Trabalho que permanecerão até o final do ano. Serão realizadas 3 entregas de material pedagógico dentro da abordagem temática “Sociedade, Cultura e Natureza” que é realizada desde o início do ano, com possibilidade de formato impresso ou virtual.

Escolas ativas no #TMJ9:     

 

  • E.M. Cilencina Oliveira

  • E.M. Ministro Sérgio Mota

  • E.M. Professora Pequenina Calixto

CRONOGRAMA

  • 1 a 04/09 – Semana de reuniões da Equipe SME para elaboração do programa, e pesquisa sobre a rede.

  • 10/09 às 10h – 1º reunião técnica entre Equipe SME, diretores e coordenadores.

  • 17/09 às 10h – 2º reunião técnica entre Equipe SME, diretores e coordenadores.

  • 21/09 a 25/09 – SEMANA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA TMJ9

  • 01/10 – INÍCIO DO PROGRAMA – DIVULGAÇÃO COMUNIDADE ESCOLAR

  • 05/10 A 09/10 – Distribuição do material pedagógico 1  impresso e virtual

Semana de montagem do material pedagógico 2

  • 19/10 a 23/10 - Entrega das apostilas para impressão pelas unidades escolares até o dia 19/10.

*Reunião Gestores

* Busca ativa dos alunos sem nenhuma participação/participação parcial.

  • 26/10 a 30/10 – Entrega do material 2 para os alunos e recolhimento do material 1.

*Busca ativa dos alunos.

  • 16/11 A 19/11 – Entrega do material 3 para os alunos e recolhimento do material 2.

  • 30/11 a 4/12 – Entrega do último material na escola para correção.

  • 14/12 a 18/12 – Divulgação das correções e resultados.

WhatsApp Image 2020-10-09 at 17.48.17.jp
Untitled.png

DESAFIO LITERÁRIO

É no ambiente familiar e na escola que as crianças passam a amar os livros e todo o universo que eles contém! A importância da leitura e da literatura no e spaço escolar se dá desde a educação infantil até o ensino superior. Este ano, em razão da impossibilidade da realização da FLIP,  não poderemos vivenciar a magia literária que nos proporcionam os livros, histórias e pessoas neste que é um dos maiores eventos literários do mundo, que orgulhosamente ocorre na nossa amada Paraty. Mas assim como a cadência do mar que nos cerca, o movimento não pode parar!

 

Com o intuito de manter acesa a chama literária foi pensado o Concurso Literário Virtual em duas categorias: poesia e crônica, divididas em 4 modalidades de temas:

POESIA:

- 2º e 3º anos: natureza e sua beleza.

- 4º ao 6º ano: a vida caiçara.

- 6º ao 9º ano: o território onde vivemos.

 

CRÔNICA:

- Educadores: a influência da literatura na vida.

 

Cada unidade escolar escolheu um autor ou autora local para servir de inspiração e trabalhar suas obras durante o período de inscrições. Para distribuir e armazenar os conteúdos cada escola criou sua “Sacola Literária Virtual”, uma pasta de armazenamento virtual como repositório e consulta. Esse processo de escolha serviu para estimular as produções dos alunos e docentes. Foram realizadas pesquisas por meio de vídeos, entrevistas, leitura de trechos das obras, levantamento de dados biográficos e bibliográficos.

Das unidades que participaram estes foram os autores e autoras escolhidos: 

 

Zezito – E.M. Cilencina Rubem de Oliveira Melo (Barra Grande)

Zé Kleber– E.M. Padre Manoel Brás Cordeiro (São Roque) 

https://desafioliterariobrascordeiro.blogspot.com/

 

Flávio Araújo – E.M. Ministro Sérgio Mota (Pantanal)

Marina Gouveia – E.M. Samuel Costa (Laranjeiras)

https://com2c.com.br/desafio-literario-tecendo-poesia-marina-gouvea/

Themilton Tavares – E.M. Theóphilo Rameck (Patrimônio)

Nathalia Leal – E.M. Professora Pequenina Calixto (Centro)

Cássio Ramiro Mohallen – E.M. Condado (Condado)

Luis Perequê – E.M. Saulo Alves Trindade (Trindade)

 

As obras inscritas foram analisadas por uma comissão julgadora composta por escritores e profissionais da educação especialistas em literatura., levando em consideração a escrita gramatical adequada, a criatividade e a proximidade com o tema de inspiração.

WhatsApp Image 2020-10-14 at 09.48.25.jp

Sacolas de Alfabetização

Com o objetivo de dar maior suporte para o processo de alfabetização durante esse período de distanciamento social a equipe pedagógica juntamente com as coordenações e professores e professoras criaram para cada unidade sacolas personalizadas utilizando prioritariamente materiais recicláveis. 

A proposta é oferecer para alunos de 1o. e 2o. anos materiais lúdicos com os quais a criança se sinta envolvida num ambiente alfabetizador e assim estimule e ajude os pais a se envolverem no processo.

Queremos inclusive agradecer à todas as famílias que com todas as dificuldades do período estiveram sempre atentas as atividades propostas pelos professores e com isso permitindo que o vínculo dessas crianças com a escola se mantivesse ativo.

Essa ação contou com a parceria do Instituto Colibri que ofereceu livros e máscaras para compor a sacola. Além das APM - Associações de Pais e Mestres que também compraram com recursos do caixa materiais necessários. E destacamos o engajamento os funcionários das escolas para que as entregas fossem feitas com todos os cuidados necessários para respeitar o isolamento social e evitar o contágio do Covid-19.

 

Itens da sacola:

- Folhas

- Giz de Cera com lousa de EVA

- Jogos de letras

- Livros 

- Máscaras para proteger 

Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia Covid-19

Planejar para garantir a segurança de todas e todos

Em agosto foi criado um grupo de trabalho para formação da comissão de planejamento e avaliação da retomada das aulas na rede Municipal de Ensino de Paraty. A Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19, foi criada para planejamento, avaliação e formulação do plano de retomada das aulas presenciais através do Decreto 067/2020.

Ela é composta por:

 

I. Secretaria Municipal de Educação;

II. Conselho Municipal de Educação;

III. Conselho de Alimentação Escolar;

IV. Comissão de Saúde;

V. Representante do Conselho Tutelar;

VI. Representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente;

VII. Procuradoria Geral do Município;

 

Ainda em agosto aconteceu a primeira reunião da comissão, e por ser a primeira, de forma presencial para que os membros se conhecessem e pudesse dialogar de forma remota ao longo dos trabalhos desse grupo. Nesta reunião foi entregue o Relatório Estrutural das Unidades Escolares com dados preliminares sobre a infraestrutura para pensar essa retomada de forma organizada e de acordo com a realidade da infraestrutura apresentada. A reunião contou com a presença de todos os representantes que seguem trabalhando para pensar no formato ideal para a retomada das aulas na cidade de Paraty.

“Encontros de Saúde Escolar”

A proposta do setor de Psicologia Escolar e Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME) coordenado pela psicóloga Flávia Cavallo com a colaboração de Laura Bovo para os “Encontros de Saúde Escolar” com as equipes pedagógicas e educacionais (professoras/es, recreadoras/es, auxiliares de educação infantil – ADIs – e de educação especial - AEEs) da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação surge a partir do convite da Direção Geral de Educação Infantil da SME, para compor o projeto Educar com Afeto. A princípio, esta proposta se construiu como uma formação de três encontros cujo o primeiro consistiria em um acolhimento político-afetivo das equipes e os outros dois em uma formação acerca da importância político-pedagógica do afeto na educação escolar da primeira infância. No entanto, no decorrer dos encontros realizados no primeiro semestre, construídos a partir de uma proposta dialógica, optamos coletivamente por manter os três encontros em caráter de grupo de acolhimento, visto que esta era a maior demanda dos/as participantes neste momento.

A manutenção dos encontros no segundo semestre foi um desejo manifestado pelas/os educadoras/es, porém com algumas mudanças. Além do grupo de educadoras/es do Pré-Escolar também ser contemplado nesta etapa, a proposta de continuidade acontecerá intercalando encontros de acolhimentos e outros de formações, sendo as seguintes temáticas escolhidas coletivamente: Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e Estruturação histórica da Escola; Educação inclusiva; Educação antirracista e antisexista.

WhatsApp Image 2020-10-16 at 14.15.00 (1
ferias.png

VIVENCIA DE FÉRIAS

Com o isolamento social para prevenção do contagio do Covid-19 estamos numa situação muito complicada, nunca imaginada de se viver e que a suspensão das aulas transformou a vida das crianças e jovens. Entendemos o desafio deste período, pois os responsáveis não são professores e que quando estão longe da escola muitas vezes os estudantes têm dificuldade para criar um momento de estudo e uma rotina. Para alguns é mais fácil, para outros, muito mais difícil.

 

Os professores, coordenadores, e toda a equipe Secretaria Municipal de Educação, no objetivo de manter o vínculo entre os estudantes e a escola pensaram em propostas de atividades para ajudar no período do recesso. 

Foi elaborado um roteiro de férias com atividades que tem objetivos de desenvolvimento emocional, afetivo, lúdico, artístico, investigativo, inventivo e cognitivo de maneira geral. Cada estudante pode escolher uma por dia e registrar da maneira que for melhor: desenho, vídeo, áudio, foto, escrita. Na semana de volta às aulas foram compartilhados das atividades de férias, aproveitando também para que, quem tem atividades em atraso possa colocá-las em dia, tirando dúvidas com os professores, que estão à disposição nos grupos. 

colheita.png
WhatsApp Image 2020-10-19 at 12.51.39.jp

FESTEJO DA COLHEITA

O mês de junho trouxe para a rede o desafio "Festejos da colheita virtual" . O inverno traz o ciclo do plantio e para estimular os estudantes em suas casas nesse período os professores lançaram propostas educativas para tratar do tema! As escolas organizaram por meio de vídeos incentivando atividades em casa. 

 

Todo produtor rural sabe a importância da colheita para o sustento das famílias. Com muito trabalho e carinho cultivam a terra, plantam e cuidam pacientemente até o momento da colheita que se torna uma grande festa na roça! Os povos mais antigos costumavam celebrar o momento da colheita como uma simbologia da fartura e abundância de alimentos. É realmente um bom motivo para comemorar! Em volta de fogueiras simbólicas, com comidas típicas, brincadeiras com as crianças, música e dança animada. Com muito trabalho e carinho homens e mulheres cultivam a terra, plantam e cuidam pacientemente até o momento da colheita que se torna uma grande festa na roça com muita ciranda!!!

Em Paraty e todo o território caiçara era muito comum tanto para plantar como para colher realizar o trabalho em sistema de mutirão com as famílias se ajudando! O beneficiado de todo trabalho coletivo oferecia até 3 dias de festas com muita fartura de alimentos e também de música!

WhatsApp Image 2020-06-30 at 12.42.22 (1

Trouxinha do Afeto

Preocupados com as necessidades e cuidados para o desenvolvimento saudável, no período da quarentena das crianças de 2 a 3 anos a equipe pedagógica elaborou e entregou hoje a  "Trouxinha do afeto" para aproximadamente 380 crianças da rede municipal de ensino. 

Entendendo que a Educação Infantil, modalidade de educação básica, tem em seus eixos estruturantes a interação e a brincadeira como práticas que promovem experiências, aprendizagem e socialização. Elaboramos uma cartilha com experiências e dicas para orientar as famílias e complementar à educação familiar.

Conteúdos das primeiras trouxinhas do afeto: 

01. Álcool gel;

02. Alinhavos com papelão;

03. Barbantes;

04. Boneca abayomi;

05. Canetinhas;

06. Folhas de papel;

07. Giz de cera;

08. Gliter;

09. Máscara;

10. Papel crepom;

11. Tinta a dedo;

12. Varinha mágica.

WhatsApp Image 2020-06-06 at 14.47.11.jp

Semana Mundial do Brincar

A Semana é uma iniciativa da Aliança da Infância com o apoio da UNICEF que acontece desde 2009 e está atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, com o objetivo de estimular as brincadeiras entre as famílias, a aproximação das crianças com a infância genuína focada na liberdade de expressão, criatividade e ludicidade.

 

Paraty é parceiro da Aliança pela Infância desde 2016 e durante a Semana Mundial do Brincar, propõe muitas atividades voltadas para as brincadeiras infantis

As atividades promovidas variam de acordo com a localidade e os parceiros envolvidos. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, com música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações livres que trazem ludicidade aos lugares mais diversos. Estamos falando, especialmente, do brincar livre, com brinquedos não estruturados, para que as crianças se envolvam e se encantem durante o tempo das brincadeiras.

 

Este ano, de forma diferente mas não menos especial, Paraty está novamente presente na proposta estimulando as famílias a participar do “desafio do brincar” que consiste em trocar experiências antigas e novas sobre todo tipo de brincadeira. As famílias ficaram muito entusiasmadas com esse desafio! 

barra SME.jpg
bottom of page